Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Mitos e verdades: a gordura do leite é prejudicial? Sport Life
Mitos e verdades: a gordura do leite é prejudicial?

Diversas pesquisas científicas buscam analisar os efeitos das gorduras presentes nos produtos lácteos. Atualmente, muitos estudos mostram, por exemplo, que não há evidências consistentes entre o consumo de leite e derivados (com qualquer teor de gordura) e o risco de doenças cardiovasculares. Dessa forma, separamos alguns mitos e verdades sobre a gordura do leite esclarecidos pela nutricionista Ana Paula DelArco.

Descubra os mitos e verdades sobre a gordura do leite

Leite só tem gordura - Mito: de acordo com a profissional, o leite é um alimento com alta densidade nutricional e, em cada ml de leite, há uma quantidade maior de nutrientes do que calorias. “Os lácteos são as principais fontes de cálcio da alimentação, além de apresentarem boas quantidades de proteínas de alta qualidade, vitamina D, vitaminas do complexo B, vitamina A, fósforo, potássio e magnésio, que não serão compensados, na maioria das vezes, com o consumo de outros alimentos”, pontua.

A gordura do leite é prejudicial à saúde - Mito: “O consumo da gordura do leite não é capaz, por si só, de prejudicar a saúde, diferente do que acontece quando a qualidade do restante da dieta é constantemente inadequada”, afirma Ana Paula. Sendo assim, uma alimentação balanceada é o mais importante nesse caso.

Produtos lácteos contribuem para a saúde - Verdade: segundo a nutricionista, os lácteos contêm pequenas quantidades de gorduras trans (Ácido Linoleico Conjugado – CLA), naturalmente produzidas no processo de digestão das vacas (dos ruminantes), um tipo que tem ganhado destaque por estar associado a uma série de benefícios à saúde.

A profissional acrescenta que o CLA pode atuar na prevenção de doenças cardiovasculares devido ao seu efeito antiaterosclerótico, ou seja, impedindo a deposição de gordura nos vasos sanguíneos, pois é capaz de reduzir a produção de colesterol, principalmente o colesterol ruim (LDL), de triglicérides (gordura presente no sangue) e da pressão arterial, além de aumentar a produção de colesterol bom (HDL).

“Além disso, o consumo de lácteos com gordura contribui para uma dieta rica em ácido oleico (ácido graxo monoinsaturado presente em quantidades consideráveis na gordura láctea), o que pode estar associada à redução dos níveis de colesterol total, LDL-colesterol e triglicerídeos”, explica.

A gordura dos produtos lácteos aumenta o colesterol - Mito: As gorduras dos lácteos não alteram os níveis de gorduras e colesterol no sangue. Por isso, não representem riscos para a saúde do coração. “Apesar de a maior parte das gorduras presentes no leite e em seus derivados serem saturadas, estudos e revisões bibliográficas recentes não encontraram relação entre seu consumo e o aumento do colesterol no sangue”, ressalta Ana Paula.

Produtos lácteos são recomendados em uma dieta equilibrada - Verdade: a gordura do leite favorece o aumento da sensação de saciedade, pois aumenta o tempo de digestão dos alimentos, o que permite com que o cérebro entenda os sinais de saciedade com mais clareza e promova a liberação dos hormônios responsáveis pelo controle da ingestão de alimentos, podendo ajudar no controle do peso corporal quando não consumidas em excesso.

Dieta rica em gordura saturada faz mal - Mito: o consumo de lácteos com gordura contribui para uma dieta rica em ácido oleico (ácido graxo monoinsaturado presente em quantidades consideráveis na gordura láctea). Tal substância está associada à redução dos níveis de colesterol total, LDL-colesterol e triglicerídeos. Além disso, ainda eleva o HDL-colesterol, o que protege a saúde do coração.

Queijo engorda - Mito: assim como acontece em muitos casos, um alimento isolado não é capaz de “engordar”. O que vai determinar esse efeito é a alimentação como um todo.

Há diferença de gordura entre os queijos - Verdade: “Alguns tipos de queijo têm um conteúdo de gorduras mais elevado que outros, como no caso do roquefort ou gorgonzola, quando comparado a versões mais magras como a ricota, por exemplo. Por isso é importante ter moderação”, recomenda a nutricionista.

Iogurte ajuda a emagrecer - Verdade: por conter alto teor de proteínas, o iogurte ajuda com a sensação de saciedade, fazendo com a pessoa sinta menos fome durante o dia.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet