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Como se alimentar bem com o estresse diário?

De acordo com o levantamento da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse (ISMA), o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo: 70% da população brasileira é acometida pelo problema.

Muitos são os motivos das crises e, com a correria do dia a dia, a preocupação com a saúde é deixada de lado. Uma das consequências desse cenário é a alimentação ruim, em que a pessoa come demais ou não come devido ao nervosismo.

Mas, o que a maioria não sabe é que as refeições são grandes aliadas na diminuição dessas reações. Por isso, a nutricionista Carolina Pimentel listou cinco dicas sobre como se alimentar bem com o estresse. Confira!

Mantenha uma rotina de alimentação: tenha sempre às mãos pequenos lanches para consumir entre as principais refeições, eles irão fornecer a quantidade necessária de energia para o corpo, além de acelerar o metabolismo e contribuir para o bom funcionamento da mente e para o controle das emoções. Fracionar refeições é importante para controlar o nível de açúcar no sangue e combater a ansiedade.

Como refeições leves: a alimentação equilibrada é essencial para manter um estilo de vida saudável. Por isso, escolha pratos mais leves, como saladas e carnes magras, e opte por grãos integrais. Caso não tenha tempo para se alimentar corretamente, os substitutos parciais de refeição (shakes e sopas) podem ser boas opções, pois além de serem de rápido preparo, proporcionam nutrientes na medida certa com calorias controladas.

Tenha sempre um lanchinho na bolsa: nas horas em que a fome aparecer, fique longe de alimentos gordurosos e calóricos! Para que isso seja uma tarefa fácil, uma boa aposta é ter sempre por perto barra de cereais ou proteínas, frutas e castanhas.

Aposte no ômega-3: esse conjunto de ácidos graxos (geralmente extraídos de peixes, como sardinha, atum e salmão) quando é consumido, gera um impacto positivo na ansiedade, pois reduz os níveis de cortisol e noradrenalina (desencadeadores do estresse) e aumenta as ligações de dopamina (neurotransmissor do prazer), melhorando a tolerância ao estresse. Também é possível encontrar o ômega-3 em oleaginosas, como pistache, avelãs, amêndoas e nozes.

Beba água regularmente: a ingestão do líquido é essencial para o bom funcionamento do organismo. Além de hidratar, ele ajuda a diminuir o apetite e a compulsão alimentar causada pelo estresse. A utilização de chás também é uma ótima medida para ajudar a acalmar e relaxar o corpo, proporcionando uma sensação de conforto e bem-estar.
 
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