Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
     
   
 
   
 
 
 
 
 
   
HOME
BYOFARMA
PRODUTOS
ENVIE SUA RECEITA
ATENDIMENTO
     
 
canal da saúde
 
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
CATEGORIAS
 
Saúde e Bem-estar
 
Beleza e Estética
 
Nutrição e Suplementos
 
Florais
 
Marcas em Destaque
 
 
Not?cia - Dicas para uma ceia de Natal mais saudável MINHA VIDA
Dicas para uma ceia de Natal mais saudável

O Natal é uma das melhores épocas do ano: mesa farta, presentes variados e celebrações com pessoas queridas.

Durante a confraternização, é normal deixar a dieta de lado e se deliciar com o que há de bom entre os pratos servidos. Mas, para quem está buscando opções mais saudáveis para a ceia, existem várias alternativas deliciosas e, ainda assim, nutritivas.

Com a ajuda da nutricionista Andrea Marinho Marti, responsável pelo Serviço de Nutrição do Hospital Santa Paula, listamos algumas dicas para uma ceia de Natal saudável, desde entradinhas até as sobremesas de dar água na boca. Confira!

Para as entradinhas: aposte em saladas, frutas e queijos magros

É normal querer “beliscar” alguma comidinha antes da ceia, enquanto espera os convidados ou aguarda a meia-noite chegar. Para ter opções mais saudáveis, vale a pena apostar em saladinhas e frutas.

“Entradas à base de folhas verdes, com queijo magro e frutas, são ótimas opções para evitar ficar sem comer até o momento da ceia, ajudando a controlar a fome e a otimizar o gasto calórico”, explica Andrea. “Além de serem ricas em fibras, elas ajudam na saciedade na noite da ceia”, completa.

Entre as opções de queijos magros que combinam com a ocasião estão o cottage e a ricota, que podem ser servidos como patês junto com torradinhas integrais. A muçarela de búfala também é uma opção com baixo teor de gordura que vai muito bem em saladas.

Também vale apostar em frutas típicas da estação do Natal, como a cereja, a lichia, a ameixa, o figo, o damasco e a uva. Que tal montar uma cesta de frutas e deixar à disposição dos seus convidados?

Para o prato principal: carboidratos complexos e carnes magras

As aves costumam ser as protagonistas da ceia de Natal e são as mais aguardadas entre aqueles que comem carne. Aqui, também é possível fazer escolhas mais saudáveis. “Evite comprar opções pré-preparadas ou já temperadas, pois possuem um elevado teor de aditivos químicos, conservantes, aromatizantes e sódio”, alerta a nutricionista.

Entre as melhores alternativas de carne magra para a ceia de Natal estão o peru e frango sem temperos, que podem ser preparados com alecrim, tomilho, salsinha, cebolinha e gengibre. Além das aves, também é possível apostar em peixes, como o bacalhau, tilápia, saint peter, e em carne de porco, como o lombo assado.

Já para os acompanhamentos, não é preciso deixar os carboidratos de lado: eles são muito bem-vindos na ceia e deixam o prato principal completo e ainda mais saboroso. “É possível optar por carboidratos complexos, que possuem digestão mais lenta e aumentam a sensação de saciedade”, explica Andrea.

É o caso do arroz integral, da batata-doce, da quinoa, do milho e do trigo. Que tal experimentar um delicioso tabule de quinoa? Ou então, um delicioso arroz à jardineira, feito com diversos legumes? Você pode, ainda, acrescentar castanhas na receita, dando um toque especial de Natal!

Por fim, a sobremesa: experimente receitas com castanhas e frutas

“Na hora das sobremesas, é interessante apostar em receitas com oleaginosas, que contêm vitaminas, fibras e gorduras boas”, sugere a nutricionista. Para quem é fã de bolo, uma ótima pedida é o bolo de banana com aveia e nozes, que pode ser servido com um sorvete light.

Também é possível fazer um bolo natalino integral, que leva castanhas, açúcar mascavo e fruta cítrica na receita. Outra opção saborosa, nutritiva e fácil de fazer é servir frutas com chocolate e castanhas.

É fã de rabanada? Não se preocupe: tem como preparar uma versão mais saudável com essa receita de rabanada fit. O mesmo vale para os amantes de chocotone: com essa receita de chocotone fit, sem glúten, sem açúcar e sem leite (e muito fofinha!) você vai poder se deliciar sem culpa.

Cuidado com as bebidas alcoólicas!

Durante as festividades de fim de ano, é comum exagerar no consumo de bebida alcoólica, principalmente pela variedade oferecida: champagne, espumante, vinho, drinks clássicos, entre outros. Mas é preciso tomar cuidado para não ultrapassar seus limites e nem sofrer com a ressaca no dia seguinte!

“É possível minimizar os efeitos da ressaca comendo antes de beber, intercalando a bebida com a água e evitando a mistura de tipos diferentes de bebidas alcoólicas”, orienta Andrea. “Após a ceia, é importante continuar se hidratando com água, suco de frutas e não deixar de se alimentar”, completa.
 
Byofarma Farmácia de Manipulação - Mogi das Cruzes / SP
 
 
newsletter
 
cadastre seu e-mail e receba nossas promoções
 
 
Unidade 1
Unidade 2
Unidade 3
Rua Santana, 176 Centro
Rua Cel. Souza Franco, 1277

Av São Paulo, 161

(11) 4727-7466 / 4794-6840
(11) 4726-4500
(11) 4762-1551
orcamento@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
byofilial@byofarma.com.br
 
 
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet